segunda-feira, 25 de março de 2013

Incentivo à leitura*

Sendo novinha pelos lados da blogosfera, ainda não tinha recebido nenhum desafio. E não é que A Rainha me fez um? E que desafio. Aceitei de imediato pela causa que é. Para mim, a leitura dá-nos das bagagens mais recheadas que podemos dispôr para enfrentar o mundo. 


Adoro ler desde nova. Fui crescendo e as leituras foram mudando, assim como o tempo que tinha para elas. Com a faculdade a coisa complicou-se mais e dei por mim a dirigir muita atenção para os livros mais científicos. Neste momento, estou numa fase de recuperar hábitos com o "Inverno do nosso Descontentamento" de Steinbeck sempre debaixo do braço***

Respondendo à pergunta "Qual o livro que indicarias para uma pessoa começar a ler?": 




O romance de Ítalo Calvino narra a história de um Leitor sem nome, que devido a vicissitudes extrínsecas ao seu controlo não consegue acabar de ler os contos que inicia. No decorrer de toda a história, que contempla não só as acções das personagens principais mas também os extractos inacabados de contos, somos “abrangidos” por uma panóplia de tempos e espaços que na sua complexidade acabam por representar momentos de elucidação para a compreensão de todo o romance. No final, apercebemo-nos de toda uma organização de uma máfia de contra-fracção e falsificação de obras literárias pertencentes a um autor em decadência que vivia em clausura, Silas Flannery, máfia essa que tinha como seu fundador Hermes Marana, que, a pedido de um shake que não queria que a sua mulher fosse embora motivada pelo tédio, falsificava e alterava obras de diferentes autores para esta ler. Os contos interrompidos acabam por conferir uma vertente inacabada ao romance, uma vez que, não sendo estes mais do que o mote para a construção da acção, acabam por incutir também em nós uma inquietude que nos impele a imaginar de que forma poderia a história acabar. 

4 comentários:

  1. Também adoooro ler! Não conhecia esse livro :)
    Bj S

    ResponderEliminar
  2. Boa sugestão!!!

    http://saladosilenciocorderosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Gosto de livros que me deixam a pensar. Neste caso, se posso ser eu a "acabar" a história, melhor!
    Fiquei curiosa :)

    ResponderEliminar