quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

O estigma do filho único...

Ontem no supermercado assisti a um comentário típico e recorrente. Um miúdo, com uma birra daqui até à muralha da China, pedia qualquer coisa à mãe. Outra senhora da fila mete conversa e eis que pergunta "É filho único?" ao que a mãe responde que sim. A outra senhora, protótipo de quem nasceu com sabedoria divina diz "Olhe mas não o deixe ficar filho único porque esses são todos uns mimados e uns egoístas que só querem coisas para eles e não querem saber dos outros. Os tempos estão difíceis mas é melhor passarem mais dificuldades mas terem um irmão". Eu não consegui conter o riso e fiquei a pensar se a "filha-uniquez" não deveria ser considerada uma doença no DSM IV (livro de doenças psiquiátricas). 

Eu sou filha única por opção de vida dos meus pais. Pessoalmente, detesto. Lembro-me de todos os natais escrever cartas a pedir um irmão, lembro-me que de cada vez que a minha mãe ia ao médico eu pensava que ela ia engravidar. Sei que um irmão fez falta no meu desenvolvimento: tudo era para mim, literalmente, quer as coisas boas quer as más. No entanto, não me considero uma pessoa egoísta nem mimada. Longe disso. Aprendi desde cedo a dividir com os outros, a pensar neles e não só em mim (tendo muitas vezes exagerado em detrimento deles) e a criar formas de me desenrascar sozinha. Brinquei muito comigo própria mas tudo isso fez com que estimulasse a imaginação fértil que ainda hoje tenho. À medida que fui crescendo a falta do irmão foi sendo compensada com os amigos e sei que no futuro poderei contar com eles como famíla. Se um dia quero que ter apenas um filho? Um redondo não. Se culpo os meus pais por o terem feito? Já o fiz mas hoje entendo que as opções nem sempre são fáceis. 

Gostava de ter dito à senhora que o mundo seria um lugar bem melhor se apenas os filhos únicos fossem mimados e egoístas. Mas a fila anda, literalmente. 


14 comentários:

  1. Ui! Tema que dá pano para mangas, sem dúvida.
    Não concordo que filhos únicos sejam egoístas e mimados, isso vem da educação que se dá. Conheço tanta gente que não é filha única e tem essas características.
    Eu não me vejo com dois filhos, e já ouvi tantas vezes essas bocas quando o digo.
    Quando a minha irmã nasceu, já eu tinha 8 anos, lembro-me bem de ser filha única e nunca fui egoísta, até partilhava a mais com os meus amigos lol
    Ainda permanece muito a ideia de que onde come um, comem dois, e isso é tão falso como as notas de €10 serem amarelas.

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que é bom ter irmãos, eu não me via sem meus 2 irmãos, mas acho que o egoísmo não tem nada a ver com isso. O casal é que sabe e decide se quer ter um ou mais filhos, pior pior é quando o casal só conseguiu ter um filho e não conseguiu ter mais e as pessoas se põe com esses comentários que podem mesmo ferir, e mesmo quando é por opção ninguém tem nada a ver com isso. E mesmo que não seja por não dar para comerem dois onde come um (IN_AND_OUT tem toda a razão as coisas não são como eram antigamente e isso não é bem assim) ninguém tem nada a ver com isso.

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Isso é de um preconceito incrível. Eu tenho dois irmãos e adoro isso... mas isso não faz de mim melhor ou pior que filhos únicos.

    ResponderEliminar
  4. Sou filha única e faço minhas, as tuas palavras. Nem mais!!!

    beijinhos,
    http://saladosilenciocorderosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. É realmente um tema complexo. tenho 2 irmãos , um dos quais é gémeo... estou muito "mal" habituado, mas não viveria ser eles...
    Agora a decisão de ter filhos únicos é única e exclusivamente do casal.

    http://franciscohere.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Mal vai o Mundo quando um pai ou mãe têm de fazer mais um filho por não saberem lidar com o filho único.
    Também tenho uma filha única, um pouco por opção e um pouco por motivos de saúde e nunca notei que ela fosse mais egoísta que a generalidade das pessoas.
    Acredito que numa fase da vida ela se tenha sentido só e um pouco triste, mas a vida nem sempre é como nós desejámos e temos de saber viver com o que podemos ter. :)

    ResponderEliminar
  7. Penso que ter irmãos é bom para aprendermos a partilhar, para sentirmos um pouco de ciúme, enfim, acho muito útil para nos preparar para o futuro. Tenho irmãos e como tal pretendo ter mais do que um filho.
    No entanto, conheço pessoas que têm irmãos que são mimadas e conheço filhos-únicos que não o são. Acho que tem a ver com a estrutura mental de cada um e com a forma como foram criados. Não uso isso como estereótipo.
    :*

    ResponderEliminar
  8. Não queres retirar a verificação de palavras do blog? É que dá tantooo trabalho preencher... :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já o fiz. Peço desculpa, não sabia que tinha essa opção ativa. Aproveito também, na impossibilidade de responder um a um, para agradecer a todos pelos comentário. São muito gratificantes, obrigada*

      Eliminar
  9. Adoro essas pérolas de sabedoria popular! A vantagem de ter um irmão são as brincadeiras, o companheirismo e as histórias que qualquer pessoa guarda durante uma vida inteira. O egoísmo vem da educação que se lhe dá. Também tenho uma grande revolta contra crianças que fazem altos filmes nos supermercados, mas isso fica para outra altura ;)

    estenaoeumbloguedemoda.wordpress.com

    ResponderEliminar
  10. Eu tenho um filho único e é tudo menos egoísta! Muito pelo contrário, nunca foi de birras e dava os brinquedos dele todos aos amigos quando era mais pequeno, muitas vezes até se arrependia depois! Eu tinha que ter conversas com ele para ele não o fazer :)
    Bj S

    ResponderEliminar
  11. Não sou filha única e ainda bem que não. Isto porque sempre quis ter companhia para a brincadeira, para as saídas, para as confidências, etc.. No entanto, ser filho único não é sinónimo de egoísmo. Depende claro está das histórias de vida, da educação que se recebe e das experiências que alguém vive. No futuro, espero poder ter mais do que um filho.

    ResponderEliminar
  12. Já falei nisso no meu blog, são comparações parvas. Tanto eu como os meus pais somos filhos únicos e não somos mais mimados ou egoistas por isso. Tudo isso depende da educação que se dá. Há pessoas bem mais mimadas que alguns filhos únicos!

    Bjokas.

    ResponderEliminar
  13. É incrível como os filhos que são únicos e seus pais são alvo de preconceitos.
    Muitos motivos me levaram à decisão de ter somente um filho. Foi uma decisão difícil de ser tomada, me custou muitas horas de sono. Estaria fazendo o certo? Mas vale a máxima "não julgueis". Cada um tem suas razões (ou deveria ter) para ter tal ou tal número de filhos ou mesmo não os ter.
    Dia desses li um texto que fazia apologia a familias numerosas. Nada contra. O problema é que punham os pais de filho único na categoria de "egoístas que só pensam em si, nas viagens, nas finanças". Fiquei muito mal após ler este texto infeliz em suas colocações. Sempre que alguém me vem com a "pérola": "filho único é mimado e egoísta", respondo assim: "segundo me consta Jesus Cristo é filho único". Assunto encerrado.

    ResponderEliminar