quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Malnutrição...

Há cerca de três, quatro meses decidi deixar de comer carne. Na verdade nunca tinha gostado muito, preferia sempre peixe e quando não havia opção comia em muito pouca quantidade. O problema foi que, como coincidiu com uma fase de maior ansiedade, com esta alteração no plano alimentar foi notória uma descida no meu peso na ordem dos 2, 3 kg. Nada de mais, pensei eu. O fim dos mundos e uma culpa extrema da falta de carne, pensou quem anda pela minha vida. Para apaziguar estas almas inquietas decidi ir ao nutricionista. Correu bem, ele sossegou-se quanto à carne (afinal não é tão indispensável como se julga e pode ser compensada com outros produtos que tenham proteína animal como o leite, os iogurtes, o ovo e o queijo) e prescreveu-me um plano para ter uma alimentação saudável. Basicamente, passo a vida a comer bocadinhos de pão e fruta, bebo muita água e às refeições tenho de ter um prato assim bem composto (legumes, hidratos de carbono e proteína). Faço isso acerca de um mês (com alguns dias de batota) e ontem, toda convencida, lá fui eu mostrar-lhe que já estava melhor. Ponto um: chego lá e o meu peso estava EXATAMENTE o mesmo, sem uma décima a mais ou a menos. Correu logo mal. Ponto dois: ele quis fazer uma coisa muito engraçada que se chama  bio-impedância tetrapolar, um exame com eletrodos na pele que permite uma análise qualitativa e quantitativa da composição corporal. Resultado mais relevante e que ele fez questão de sublinhar de uma forma que quase rasgou o papel: Malnutrição (IMCC abaixo de oito para quem percebe da coisa). Basicamente, falta-me massa muscular, a massa livre de gordura está muito baixa, e a água extracelular alta (o que indica que as paredes das minhas células estão mal nutridas e deixam passar a água, muito ao jeito do que acontece com aquelas crianças dos países mais pobres muito magros com a barriga muito grande). Conclusão: raspanete daqueles, muita ginástica para ganhar massa muscular, continuação do raspanete e melhoria na alimentação. Não passar refeições e comer, no mínimo o que ele me mandou (que para mim já é uma dieta como diz a minha avó, de engordar os porcos para a matança). Daqui a três semanas lá vai ele fazer o exame outra vez. 

Fiquem esta imagem minha antes de tudo isto porque daqui a três semanas já ninguém me vai reconhecer de tão musculada que estou....Vamos vendo os progressos ao longo do tempo.


O antes: 




P.s. Eu sei que as minhas pernas mais parecem umas canetas para ele não precisava de ter humilhado tanto. 


O depois: 



Nesta fase vou-me escrever em concursos e apregoar o orgulho que tenho no músculo (como li no facebook de um rapaz há dias) e espero ter o apoio de todos vocês.

15 comentários:

  1. Em primeiro lugar, tens umas pernas super bem feitas e bonitas. não acho que pareçam caniços. Em segundo, vou partilhar a minha experiência contigo. Sou vegan há 7 anos. Não emagreci e notei diferenças ao nível da pele. A pele ficou substancialmente melhor. Sempre fui uma mulher magra e gosto. Nunca gostei de gorditas, mas isso é gosto pessoal, fica ao critério de cada um. Nunca como proteina animal, apenas vegetal e não tenho problemas. Os nutricionistas gostam imenso de exagerar. O principal é manteres uma alimentação muito rica e cuidada. Beijitos e boa sorte com o músculo! :D

    ResponderEliminar
  2. Desculpa?! Onde estão as canetas?! Não estás a precisar de um nutricionista, estás a precisar de um oftalmologista! Recupera mas é a saúde, o resto é secundário...

    ResponderEliminar
  3. Deixa-me que te diga que tens um físico no ponto! Estás muito bem!! E não tens nada umas canetas, são muito bem feitas!! :)

    ResponderEliminar
  4. Precisas é dumas boas palmadas.
    Tens uma figura fantástica queres estragá-la.
    Poupa-me:)

    ResponderEliminar
  5. Uns com tanto e outros com tão pouco :( tenho aqui quilos e músculo e o que quer que seja que precises de sobra, posso fornecer-tos à vontade :D
    Eu também deixei de comer carne numa determinada altura da minha vida porque não gostava muito, porque não fazia questão de comer, porque demorava a fazer a digestão e acreditando que ia fazer-me emagrecer. Errado. Fiquei exactamente igual e passado algum tempo até engordei, porque como não comia carne muitas vezes optava por comer então apenas massa. Tornei-me italiana, como eu costumo brincar. Hoje em dia há para aqui 10kg a mais e para perdê-los é um filme de terror.
    Mas pela foto parece-me a mim que estás perfeitamente bem...

    ResponderEliminar
  6. Ainda bem que foste ao nutricionista, as coisas que acabaste por descobrir...
    (reconheço a segunda foto ehehe, mas não gosto muito. deixa-te andar como estás que não estás nada mal)

    ResponderEliminar
  7. Fazer exercício físico é bom, faz bem ao corpo e à alma. Mas de resto, estás tão bem. Não gosto nada de ver pessoas assim super musculadas, como aparece na segunda foto.

    ResponderEliminar
  8. Eu acho que estavas bem na primeira foto! Eu também não como carne há quase 3 anos, o que me acontece é que ás vezes tenho tomar vitamina B12 de resto estou normal como quando comia carne, aliás sinto-me muito melhor :)
    Bj S

    ResponderEliminar
  9. Primeiro que tudo, trata da tua saúde!
    E estás muito bem na tua foto. Esquece lá a segunda!

    ResponderEliminar
  10. de facto estas com o IMCC muito baixo...isso é perigoso =/

    ResponderEliminar
  11. Estás jeitosa, apesar de magra. ;) Cuida de ti, mas sem exageros.

    ResponderEliminar
  12. Isto da preocupação com a aparência tem muito que se lhe diga. Na minha opinião é: que se lixe! Se te fores a guiar por receios e opiniões a alheias é como a história do burro, do velho e do miúdo... morres a tentar agradar a todos e a lutar contra moinhos de vento que julgas gigantes imaginários...

    Isso é uma parte agora o que realmente interessa: o médico tem razão porque por fora não dá para avaliar o corpo por dentro. E isso é que importa. Claro que exercício faz bem, isso se sabe. O peso é a orientação mais estúpida que já inventaram, porque aumenta quando melhoras o organismo e algumas mentes menos esclarecidas apavoram-se com isso. Ridiculo. Se o médico te pode dizer todos esses detalhes das células, da água do organismo, etc... aproveita! Antigamente se calhar não tinham nada disso. Esquece a balança e centra-te na saúde. Quem tem saúde tem uma bela vida!

    ResponderEliminar
  13. Numa de partilhar experiencias pessoais pq todos mais ou menos já fizemos experiencias alimentares, também eu não achava piada a carne. Mas era tudo o que me colocavam no prato: carne, arroz e batata frita! Comia aquilo como se soubesse a esferovite e depois saciava o sabor com pão com manteiga :D

    Após meses de cansaço de me meterem goela abaixo almondegas de carne, costeletas de porco, hamburgueres, bifes de vaca e alternativas todas iguais, decidi acabar com a carne. E é por isso que digo que bom que agora existem médicos e formas de perceber melhor as coisas. Seja o que for que fiz, fiz mal feito (como tu, provavelmente). Mas o sentido e o timming foi bom. A orientação é que foi inexistente, eheheh!

    Hoje tenho metade da saúde que gozava na altura, coincidencia ou não mas acho que anos de má alimentação é que contribuiram para coisas que entretanto surgem e que só dá é mais trabalho tentar eliminar :D

    ResponderEliminar