quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

A vontade

Há pessoas com vidas realmente muito difíceis, pessoas a quem falta uma coisa tão simples como a vontade. No decorrer da minha formação profissional tenho oportunidade de contactar com algumas. No entanto, cada uma das que chega deixa em mim um angústia inexplicável. Dizem-me que a falta de vontade é o pior que lhes podia ter acontecido. Falam-me dos choros quando pressentem que amanhece e têm inevitavelmente de se levantar e viver. Descrevem os momentos em que não conseguem ter a iniciativa de fazer coisas simples como comer, tomar banho, vestir-se. Apontam tomas de medicamentos em demasiada com a esperança implícita de que o corpo não aguente e repouse numa paragem que lhes permita terminar com o sofrimento. Lamentam famílias destruídas, filhos que não compreendem, filhos que maltratam, maridos que não apoiam, maridos que ameaçam. Não sabem o que estão a perder quando se isolam da vida nem lhes interessa. Nada lhes interessa já. É como se um vazio se tivesse apoderado de si e bloqueado tudo o que as faça sentir. Deixaram de saber o que é a alegria, a satisfação há muito tempo. Ouço-as com calma, buscando uma compreensão que sei que não tenho. Quando saio da sua beira sinto uma mistura de revolta e alívio: revolta por tantas vezes desesperar por coisas pequenas, alívio por sentir dentro de mim esssa vontade de mudar. 



9 comentários:

  1. Tenho uma prima que está precisamente nessa situação. Saíu de um casamento de dez anos sem qualquer sentido e vive agora num estado de vegetação (como lhe chamo) total. Fora das horas em que trabalha, come e dorme, nada mais existindo que a empurre para o que quer que seja.

    ResponderEliminar
  2. Parece-me a descrição perfeita de estados depressivos profundos...coisa que tende a aumentar na situação que vivemos.

    ResponderEliminar
  3. Todos somos diferentes, sabes. Às vezes acho que quem mais se queixa é quem tem menos problemas.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Pois é, há muitas pessoas assim...graças a deus eu tento ocupar a minha cabeça para não cair nesse erro...

    Muito obrigada pelas palavrinhas :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  5. Há pessoas que pura e simplesmente não têm força de vontade, o que é triste. Mas nos dias de hoje, com tudo o que nos é imposto, as forças começam a escassear, e é preciso ser forte para não se deixar ir abaixo.

    ResponderEliminar
  6. É complicado viver assim... acho que tem mesmo de se ter muita força! Para encarar os problemas de frente!

    ResponderEliminar
  7. Acho que, a seguir à saúde, a vontade é o que mais importa. Porque se não houver a força, o querer, a vontade no seu mais puro estado, não se faz nada, não vamos a lado nenhum. Tento ser por norma uma pessoa optimista mas não digo que às vezes haja dias em que acordo e não tenho mesmo vontade de sair da cama. Felizmente são dias e não um estado em que me encontro. Também sou da opinião que não é fácil vencer todos os dias. Tem que ser mesmo percorrido um de cada vez...

    ResponderEliminar